segunda-feira, 12 de março de 2018

O projeto

Era uma vez um beija-flor que fugia de um incêndio juntamente com outros animais de uma floresta. Só ele fazia algo de diferente dos outros: apanhava gotas de água de um lago e atirava-as ao fogo. Um dos outros animais, intrigado, perguntou-lhe: “Beija-flor, achas que vais apagar o incêndio com essas gotas?”. “Com certeza que não”, respondeu tranquilamente o passarinho. “Mas estou a fazer a minha parte”. (A Fábula do Beija-flor)

O projeto "Vamos Animar a Floresta" está a ser desenvolvido na Escola das Devesas, na turma do 1ºC. Inserido no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Agrupamento Dr. Costa Matos, é implementado, no ano escolar de 2017-2018, em regime de experiência pedagógica. Ao longo do ano, paralelamente e em articulação com as diferentes áreas disciplinares que permitem uma abordagem globalizante do ensino e da aprendizagem, o  Cinema de Animação irá dar voz à Floresta. Vamos visionar filmes de animação e analisá-los; vamos pesquisar, vamos conhecer a floresta, as árvores e suas utilidades, os animais, os cuidados e prevenção contra incêndios; vamos ouvir histórias sobre a floresta; vamos fazer visitas de estudo; vamos receber convidados; vamos criar uma história sobre a floresta, fazer os cenários e as personagens; vamos fazer um filme em stop motion; VAMOS ANIMAR A FLORESTA! 🎬🌲🌳

O projeto terá como objetivos principais:
  • Visionar e analisar produções consideradas pertinentes, ao nível de curtas-metragens e longas-metragens de animação e ficção;
  • Promover e incentivar o conhecimento de obras cinematográficas e audiovisuais, enquanto instrumentos de expressão e diversidade culturais;
  • Conhecer, valorizar e proteger a floresta;

  • Promover a literacia;

  • Desenvolver a criatividade e a criação artística. 
Para que as crianças percebam o quanto a floresta é importante, primeiramente, terão que conhecê-la. Este projeto não tem pretensões de formar ecologistas rígidos ou de ensaiar vozes formatadas contra a pegada humana. Tal como o Beija-flor apanhava gotas de água de um lago e as  atirava ao fogo enquanto os animais assistiam zombando da sua humilde tentativa para apagar o incêndio, o projeto pretende semear, nem que seja apenas numa das crianças, o respeito pelo nosso património natural. Quem sabe, se um dia, estas crianças não farão a parte delas e as suas atitudes inspirem os outros. Um pouco de esperança.❤
 

14 comentários:

  1. Dora Silva (mãe da Mafalda)19 de março de 2018 às 13:03

    Em primeiro lugar muitos parabéns pelo blog. Está fantástico!
    É com muito orgulho que vejo o seu emprenho neste projeto, cujo tema não poderia ter sido melhor escolhido.
    Obrigada professora, por estar neste projeto de alma e coração. O ano lectivo ainda não vai a meio, mas já consigo perceber na minha filha uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e uma grande vontade em fazer a tal diferença, assim como o Beija-flor (o que confesso me deixa super orgulhosa).
    Continuação de um excelente trabalho e cá estarei deste lado, como seguidora assídua e mãe orgulhosa.

    Dora Silva (mãe da Mafalda)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada,fico muito contente e orgulhosa também! 😀

    ResponderEliminar
  3. Hugo Quinteira (pai do Dinis)20 de março de 2018 às 06:19

    Muitos parabéns pela iniciativa! É de louvar que disponibilize (ainda mais) o seu tempo para nos pôr a par deste projeto, para além do que a ocupará o regular programa escolar. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Muito obrigada por acompanharem e terem interesse por este tipo de iniciativa!

      Eliminar
  4. Sandra Correia (mãe do Diogo Batalha)

    Como mãe quero agradecer pelo tema deste projeto! Acho que nos dias que correm é realmente muito importante incutir nas nossas crianças estes valores para serem diferentes e ajudar a preservar a nossa floresta, e para nós pais, de nos dar a oportunidade de conhecer o trabalho fantástico que a professora faz com os nossos meninos através desta iniciativa. Muitos parabéns!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Peço desculpa mas apaguei, sem querer, a resposta ao seu comentário. É bom saber que os pais e famílias se interessam pelo tema. :)

      Eliminar
  5. Raquel, mãe do Lucas8 de abril de 2018 às 10:47

    Parabéns pelo projeto, professora! Não deve ser por acaso que a turma dos nossos filhos é a "C" - porque se trabalha com o Coração! É comovente ver todos estes trabalhos tão ricos. Obrigada! Esta sementinha tem muito por onde crescer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que sim, que cresça e dê os seus frutos! :)

      Eliminar
  6. Parabéns à turma do 1ºC e à professora Manuela. Sois fantásticos! É com grande orgulho que percorro este blog, do qual vou ser fiel seguidora. Está fantástico!
    Obrigada professora por seres Professora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Coordenadora, pelas palavras e pelo apoio constante. :))))))

      Eliminar
  7. Obrigada professora Manuela por ser tão dedicada a tudo e a todos os meninos. Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Obrigada! 😀 Com o interesse que demonstram,a motivação é acrescida...

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia a fábula do beija-flor mas penso que é uma excelente metáfora do que é este projeto. Parabéns Prof. Manuela pelo seu empenho e dedicação e aos alunos do 1º C pelo vosso fantástico trabalho!

    ResponderEliminar

Na horta da escola das Devesas crescem carvalhos

Obrigada aos meus alunos.  Tão pequeninos , mas foram tão grandes ! Porque se interessaram genuinamente pela floresta e aprenderam a valo...